MINICURSOS


Os minicursos no XXV CBO têm o objetivo de auxiliar na formação dos interessados em aprender sobre temas e/ou técnicas estratégicas em aplicações variadas na ornitologia.

A inscrições nos minicursos deverão ser realizadas via e-mail xxvcbo2018@gmail.com.  Para isso, no corpo do e-mail deve ser informado o nome do minicurso desejado, o nome completo do interessado, acompanhado de nível de formação e instituição. Cópia do comprovante de transferência ou depósito bancário deve ser anexado ao e-mail. O primeiro e o último nome do inscrito deve constar no nome do arquivo anexado.

Fazer o pagamento de inscrição do minicurso, no valor de R$ 100,00 (Cem reais), através de transferência ou depósito bancário na conta da SBO (Banco de Brasil, Ag. 2822-3, CC: 38083-0).

Os minicursos serão ministrados no di 02 de setembro, iniciarão às 07:30 e serão encerrados às 17:00, com intervalo para almoço entre 11:30 e 13:00 

Abaixo segue a lista de minicursos e respectivos ministrantes confirmados, bem como vagas disponíveis até o momento.


.


.


.



.



..




.


..

.



..


.


..

..

.


.

..


.




Minicurso 1: Introdução à genômica para ornitologia 

Disponibilidade: 20 vagasMinistrante responsável:  (doutoranda na Louisiana State University)

Ministrante responsável: MsC. Glaucia Del-Rio (doutoranda na Louisiana State University)

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, é também mestre em Zoologia pela mesma instituição.  Atualmente é candidata de PhD na Louisiana State University, sendo orientada por Robb Brumfield e Brant Faircloth. Em seu projeto, estuda especiação, arquitetura genômica e filogeografia comparada de aves amazônicas.


Minicurso 2: Bioacústica no R

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dr. Carlos Barros de Araujo (Instituto Federal do Rio Grande do Norte)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2003), onde também cursou por pouco mais de dois anos o curso de Física. Possui mestrado (2007) e doutorado (2011) em ecologia pela Unicamp, e pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2012-2016). Tem experiência em Bioacústica, Ecologia Comportamental, áreas onde desenvolve pesquisas com aves, anfíbios, peixes e insetos.


Minicurso 3: Cancelado


Minicurso 4: Etno-ornitologia

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dra. Dandara Monalisa Mariz Bezerra (Instituto Federal da Paraíba)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Tem experiência na área de Etnobiologia e Etnoecologia, com ênfase em Etnozoologia, Conservação da Biodiversidade e Meio Ambiente.


Minicurso 5: Cancelado


Minicurso 6: Taxidermia

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dr. Renato Gaban Lima  (Universidade Federal de Alagoas) e Priscilla Monteiro de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas)

Renato Gaban é é Professor Adjunto III do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL), é Curador da coleção de Aves do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas e coordenador do Laboratório de Morfologia, Sistemática e Ecologia de Aves Neotropicais (LSEA/UFAL). Possui Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Zoologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (SP). Tem experiência na área de Zoologia, com maior enfoque em Ornitologia. 

Priscilla Oliveira é graduanda em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Alagoas . Colaboradora no Setor Ornitologia do Museu de História Natural de Alagoas (MHN-UFAL) em parceria com o Setor de Histologia e Embriologia, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS-UFAL). Também participou da graduação sanduíche pelo Programa Ciências Sem Fronteiras nos EUA, estudando na Humboldt State University (Arcata, CA) e atuou como estagiária na University of Hawaii at Hilo (Hilo, HI). 


Minicurso 7: Aplicações de SIG em estudos de conservação de aves: fundamentos e práticas

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: MsC. Rogério Conceição Lima dos Santos (Doutorando PPG - ECB/UFMT)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é doutorando no PPG em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, pesquisador no Grupo de Ecologia e Conservação de Bivalves (EcoBiv) e membro do grupo de pesquisa Núcleo ComCerrado na UFMT. Tem interesse na área de ecologia, com ênfase em riachos, principalmente nos padrões de diversidade, distribuição espacial e áreas prioritárias para conservação de ambientes aquáticos.


Minicurso 8: Técnicas para reabilitação de aves de rapina

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: MsC. Glenison Ferreira Dias (Ecohawks Serviços Ambientais - ECOHAWKS, Brasil)

Medico Veterinário formado na Universidade Federal do Semi-Árido com experiência na área de morfofisiologia, com ênfase em histologia e morfofisiologia reprodutiva. Mestre em Ciências Animais pela Universidade Federal da Paraíba/CCA . Atua na área de clinica e reabilitação de animais silvestres e controle de fauna sinantrópica nociva com uso de Falcoaria, onde desenvolve pesquisas juntamente com zoológicos e criadouros.


Minicurso 9: Inferências por Multi-Modelos probabilísticos em Ecologia de Populações de Aves

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dr. Mauro Pichorim (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado e Doutorado em Zoologia pela mesma instituição. Pós-Doutor em ecologia de populações pela Colorado State University - CSU, USA. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem atuado em diversos projetos de pesquisa sobre aves, em especial na área de ecologia de populações, demografia e reprodutiva.


Minicurso 10: Introdução a projetos de reintrodução de aves na natureza

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dra. Vanessa Kanaan (Instituto Espaço Silvestre) e MsC. Thiago Filadelfo  (Consultor)

Vanessa Kanaan é Idealizadora e coordenadora do projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) no Parque Nacional das Araucárias, SC. Atual diretora técnica do Instituto Espaço Silvestre e Membro da Comissão de Especialistas em Reintrodução da IUCN-SSC. Pós-doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), pós-doutora em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), PhD em Zootecnia pela Purdue University, USA (2008), bacharel com maior das honras em Psicologia e Biologia pela Campbellsville University, EUA (2002). 


Thiago Filadelfo é mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília, com bacharelado em Biologia pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia reprodutiva, ecologia, conservação e manejo de aves (in situ e ex situ). Já trabalhou em todos os biomas brasileiros mas possui maior experiência na Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. Participa de projetos de pesquisa, ensino e extensão (palestras e cursos) vinculados à UnB e à UFBA, atuando também com consultoria ambiental (gestão e licenciamento) envolvendo estudos do meio biótico.


Minicurso 11: Modelagem de Distribuição Ecológica

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dr. Paulo Henrique Chaves Cordeiro (Universidade Santa Úrsula) 

Doutor em Zoologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialista em Geologia do Quaternário - Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNRJ). Atualmente é professor da Universidade Santa Úrsula (USU), no Rio de Janeiro e Pesquisador Colaborador do Setor de Ornitologia - Departamento de Vertebrados - Museu Nacional do Rio de Janeiro. Principais áreas de atuação: Biogeografia, Modelagem Ecológica e Conservação de Aves Endêmicas da Floresta Atlântica.