MINICURSOS


Os minicursos no XXV CBO têm o objetivo de auxiliar na formação dos interessados em aprender sobre temas e/ou técnicas estratégicas em aplicações variadas na ornitologia.

A inscrições nos minicursos deverão ser realizadas via e-mail xxvcbo2018@gmail.com.  Para isso, no corpo do e-mail deve ser informado o nome do minicurso desejado, o nome completo do interessado, acompanhado de nível de formação e instituição. Cópia do comprovante de transferência ou depósito bancário deve ser anexado ao e-mail. O primeiro e o último nome do inscrito deve constar no nome do arquivo anexado.

Fazer o pagamento de inscrição do minicurso, no valor de R$ 100,00 (Cem reais), através de transferência ou depósito bancário na conta da SBO (Banco de Brasil, Ag. 2822-3, CC: 38083-0).

Abaixo segue a lista de minicursos e respectivos ministrantes confirmados, bem como vagas disponíveis até o momento.

.

.

.


.

.

.


.

.


.

.


.

.


Marcelo.

.

.



.

.

.



.

.

.


Minicurso 1: Introdução à genômica para ornitologia 

Disponibilidade: 20 vagasMinistrante responsável:  (doutoranda na Louisiana State University)

Ministrante responsável: MsC. Glaucia Del-Rio (doutoranda na Louisiana State University)

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, é também mestre em Zoologia pela mesma instituição.  Atualmente é candidata de PhD na Louisiana State University, sendo orientada por Robb Brumfield e Brant Faircloth. Em seu projeto, estuda especiação, arquitetura genômica e filogeografia comparada de aves amazônicas.


Minicurso 2: Bioacústica no R

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dr. Carlos Barros de Araujo (Instituto Federal do Rio Grande do Norte)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2003), onde também cursou por pouco mais de dois anos o curso de Física. Possui mestrado (2007) e doutorado (2011) em ecologia pela Unicamp, e pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2012-2016). Tem experiência em Bioacústica, Ecologia Comportamental, áreas onde desenvolve pesquisas com aves, anfíbios, peixes e insetos.


Minicurso 3: Técnicas de Pesquisa e Conservação de Aves - ênfase em aves marinhas

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dr. Márcio Efe (Universidade Federal de Alagoas)

Possui graduação em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Biociências e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Alagoas e Professor do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos - PPG-DIBICT do ICBS/ UFAL. Coordena o Laboratório de Bioecologia e Conservação de Aves Neotropicais - LABECAN/ICBS/UFAL. Tem experiência na área de Ornitologia, com ênfase em Conservação das Espécies Animais.


Minicurso 4: Etno-ornitologia

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dra. Dandara Monalisa Mariz Bezerra (Instituto Federal da Paraíba)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Tem experiência na área de Etnobiologia e Etnoecologia, com ênfase em Etnozoologia, Conservação da Biodiversidade e Meio Ambiente.


Minicurso 5: Ilustração Científica

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dr. Kleber da Silva Vieira (Universidade Federal da Paraíba)

É formado pela Universidade Federal da Paraíba, possuindo licenciatura plena e bacharelado em Ciências Biológicas, além de mestrado e doutorado em Zoologia. Atualmente está vinculado à mesma Universidade, junto ao Laboratório de Ecofisiologia Animal. Tem experiência na grande área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação, Biologia evolutiva, Taxonomia e Sistemática de Anfíbios, como também em Ilustração Científica 

Minicurso 6: Taxidermia

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Dr. Marcelo Ferreira de Vasconcelos (Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Bacharel em Botânica pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre e doutor em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela mesma instituição. Atualmente é curador da Coleção Ornitológica do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Estuda história natural, biogeografia, variação geográfica e taxonomia das aves dos topos de montanha do Sudeste do Brasil e de outras regiões (Mata Atlântica montana, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Bosques Chiquitanos e Sudoeste Amazônico).

Minicurso 7: Aplicações de SIG em estudos de conservação de aves: fundamentos e práticas

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: MsC. Rogério Conceição Lima dos Santos (Doutorando PPG - ECB/UFMT)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é doutorando no PPG em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, pesquisador no Grupo de Ecologia e Conservação de Bivalves (EcoBiv) e membro do grupo de pesquisa Núcleo ComCerrado na UFMT. Tem interesse na área de ecologia, com ênfase em riachos, principalmente nos padrões de diversidade, distribuição espacial e áreas prioritárias para conservação de ambientes aquáticos.


Minicurso 8: Técnicas para reabilitação de aves de rapina

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: MsC. Glenison Ferreira Dias (Ecohawks Serviços Ambientais - ECOHAWKS, Brasil)

Medico Veterinário formado na Universidade Federal do Semi-Árido com experiência na área de morfofisiologia, com ênfase em histologia e morfofisiologia reprodutiva. Mestre em Ciências Animais pela Universidade Federal da Paraíba/CCA . Atua na área de clinica e reabilitação de animais silvestres e controle de fauna sinantrópica nociva com uso de Falcoaria, onde desenvolve pesquisas juntamente com zoológicos e criadouros.


Minicurso 9: Inferências por Multi-Modelos probabilísticos em Ecologia de Populações de Aves

Disponibilidade: 20 vagas

Ministrante responsável: Mauro Pichorim (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado e Doutorado em Zoologia pela mesma instituição. Pós-Doutor em ecologia de populações pela Colorado State University - CSU, USA. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem atuado em diversos projetos de pesquisa sobre aves, em especial na área de ecologia de populações, demografia e reprodutiva.