SIMPÓSIOS

CHAMADA PARA SIMPÓSIOS

NOVO PRAZO

A comissão organizadora do XXV Congresso Brasileiro de Ornitologia, convida os interessados a enviar propostas de simpósios a serem apresentados durante o CBO.  

1. Objetivo

A intenção destes simpósios é reunir pesquisadores que trabalham em determinado tema na ornitologia, bem como facilitar colaborações e discussões intelectuais entre grupos de pesquisa de diferentes instituições. Também incentivamos fortemente propostas que incluam a participação de um ou mais estudantes.

2. Condições de submissão

As propostas de simpósios deverão estar compostas com três ou quatro apresentadores, pois serão selecionados até 12 simpósios com três apresentadores e até oito simpósios com quatro apresentadores.

3. Proposta da apresentação

Para isso, as apresentações dentro de cada simpósio devem ser organizadas em torno do mesmo tema central. O trabalho deverá ser submetido em formato de resumo para ser avaliado.

4. Formato da submissão

A proposta de simpósio deverá ser submetida na forma de resumo estruturado contendo: Título, Apresentadores, Afiliação, Texto (até 3500 caracteres), Palavras-chave (mínimo três, máximo cinco), Área do conhecimento (ver abaixo).

5. Submissão via e-mail

A propostas de simpósio deverá ser encaminhada para o e-mail xxvcbo2018@gmail.com, até 30 de março de 2018, anexando o arquivo em formato pdf com o resumo estruturado.

6. Áreas do conhecimento

No ato de submissão da proposta, deverá ser indicada uma das seguintes areas, a qual servirá de informação para que a comissão científica encaminhe o trabalho aos avaliadores e organize as sessões:

    1 Anatomia e Morfologia

    2 Aves Marinhas

    3 Bioacústica

    4 Ciência Cidadã

    5 Comportamento

    6 Conservação

    7 Biogeografia e Distribuição Geográfica

    8 Ecologia

    9 Etnobiologia

    10 Faunística

    11 Genética e Filogeografia

    12 Migração

    13 Reprodução

    14 Saúde

    15 Taxonomia e Sistemática

7. Avaliação das propostas

As propostas serão avaliadas pela comissão científica e organizadora do evento considerando os seguintes critérios:

a. Pertinência/importância da proposta do simpósio em relação ao tema e discussões do XXV CBO.

b. Clareza e objetividade na comunicação.

c. Organograma e diversidade de temas para compor a programação do evento.

Os avaliadores poderão indicar outra área para avaliação ou alteração na quantidade de apresentadores, de acordo com a disponibilidade do evento.

8. Programação científica

Os simpósios aprovados na avaliação serão incluídos na programação científica do congresso, após 25 de abril de 2018 e após confirmação de inscrição de todos os apresentadores do respectivo simpósio.

9. Normas das apresentações

As apresentações nos simpósios serão compostas por exposições sequenciais de 25 minutos para cada apresentador e até 15 minutos para perguntas e discussão. O apresentador contará com projeção de slides digitais. Cada simpósio contará com um responsável para moderá-lo.

10. Anais do Congresso

Os resumos dos simpósios apresentados no congresso farão parte dos Anais do XXV CBO que será confeccionado em formato digital (.pdf) e disponibilizado no sítio eletrônico do congresso.

11. Cronograma*

* Datas atualizadas em 30/03/2018

12. Disposições Finais

A certificação se dará por apresentação de cada simpósio e constará o título e o nome do respectivo apresentador.