SUBMISSÃO PARA APRESENTAÇÕES ORAIS E PÔSTERES



A comissão organizadora do XXV Congresso Brasileiro de Ornitologia, convida os inscritos no evento a enviar trabalhos científicos a serem apresentados durante o CBO.

PRORROGADO!

Atenção: O sistema utilizado na inscrição e submissão de resumos no XXV CBO ficou temporariamente fora do ar durante esse fim de semana (11/05 - 13/05). Desculpe-nos, mas o serviço ficou indisponível devido a um processo de manutenção ou atualização programada, gerenciada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB.

Devido a esse inconveniente e a outras solicitações, aproveitamos para informar que o prazo de inscrição com o valor inicial e o prazo para submissão de resumos foram prorrogados. A data limite para esses ações será 31/05/2018.  

Obs. O prazo da chamada para auxílio à viagem de estudantes sócios, disponibilizado pela SBO, não foi prorrogado!

1. Objetivo

Promover a divulgação, discussão e avanço do conhecimento científico em Ornitologia e áreas afins.

2. Condições de submissão

a. Pelo menos um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no Congresso e com o valor da inscrição paga.

b. O autor inscrito deverá ser o apresentador do trabalho.

c. Cada apresentador poderá submeter até 2 (dois) trabalhos por inscrição.

3. Proposta da apresentação

O trabalho teórico ou prático a ser apresentado deve ser conduzido com rigor científico que apresente resultados. O trabalho deverá ser submetido em formato de resumo para ser avaliado. Caso aprovado, o trabalho deverá ser apresentado de forma oral com slides em uma das sessões paralelas do congresso ou em forma de pôster com a presença do apresentador.

4. Formato da submissão

A proposta de trabalho a ser apresentado deverá ser submetida na forma de resumo estruturado, em um formulário eletrônico, contendo: 1) Título; 2) Texto (Breve introdução, Método, Resultados, Conclusões (até 3500 caracteres); 3) Palavras-chave (mínimo três, máximo cinco); 4) Agência financiadora (opcional); 5) Áreas do conhecimento (ver abaixo); 6) Forma que deseja apresentar o trabalho (apresentação oral ou pôster); 7) Dados do responsável pra apresentação (primeiro autor); 8) Dados dos demais participantes (se houver).

5. Submissão eletrônica

Os respectivos campos da proposta de trabalho a ser submetida devem ser preenchidos no formulário constante no endereço (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/login.xhtml), disponível, após confirmação de inscrição, até 31 de maio de 2018

(BAIXE O ARQUIVO PARA VER DETALHES DE PREENCHIMENTO NO FORMULÁRIO ON-LINE)

6. Áreas do conhecimento

No ato de submissão do trabalho o autor indicará uma área que servirá de informação para que a comissão científica encaminhe o trabalho aos avaliadores e organize as sessões:

    1 Anatomia e Morfologia

    2 Aves Marinhas

    3 Bioacústica

    4 Ciência Cidadã

    5 Comportamento

    6 Conservação

    7 Biogeografia e Distribuição Geográfica

    8 Ecologia

    9 Etnobiologia

    10 Faunística

    11 Genética e Filogeografia

    12 Migração

    13 Reprodução

    14 Saúde

    15 Taxonomia e Sistemática

7. Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão encaminhados a pareceristas ad hoc que avaliarão o conteúdo e mérito acadêmico considerando os seguintes critérios:

a. Pertinência/importância do trabalho em relação a sua área de conhecimento.

b. Clareza e objetividade na comunicação.

c. Obediência às normas de forma.

O parecerista poderá, a seu critério, indicar outra área para avaliação.

8. Programação científica

Os trabalhos aprovados pelos pareceristas ad hoc serão incluídos na programação científica do congresso. Embora seja indicado o tipo de apresentação durante a submissão, os trabalhos podem ser redirecionados para sessões orais ou sessões de pôsteres, a critério da comissão científica e organizadora. Os autores serão informados de quaisquer alterações, caso ocorram.

9. Normas das apresentações

9.1 Apresentação Oral

As apresentações de trabalhos científicos de forma oral ocorrerão no formato de Sessão Temática. A sessão será organizada com o objetivo de reunir os trabalhos científicos das áreas do conhecimento associadas, conforme o item 6.

9.1.1 Formato da sessão temática

A sessão temática é composta por exposições orais sequenciais de 10 minutos para a apresentação e até 5 minutos para perguntas e discussão. O apresentador contará com projeção de slides digitais. A sessão será organizada em módulos e contará com um responsável para moderá-la.

9.2 Apresentação de Pôster

As apresentações de trabalho científico em formato de pôster ocorrerão no formato de Sessão de Pôsteres. A sessão será organizada com o objetivo de reunir os trabalhos científicos das áreas do conhecimento, conforme o item 6.

9.2.1 Formato da sessão de pôster

A sessão de pôsteres consiste na exposição do painel pelo apresentador de forma presencial. Os painéis poderão ser fixados nos suportes na manhã do dia em que ocorrerá a apresentação do pôster.

9.2.2 Dimensões do pôster

O painel físico deverá ter as dimensões máximas de 90 cm por 120 cm em orientação retrato. O painel deverá ser confeccionado e impresso pelo apresentador, preferencialmente em papel, devido à facilidade para reciclagem posterior.

10. Anais do Congresso

Os trabalhos científicos apresentados no congresso farão parte dos Anais do XXV CBO que será confeccionado em formato digital (.pdf) e disponibilizado no sítio eletrônico do congresso.

11. Cronograma*

* Datas atualizadas em 14/05/2018

12. Disposições Finais

A certificação se dará por trabalho e constará do título e o nome dos autores.